sexta-feira, 27 de abril de 2012

VI Sellium - Festival de Tunas Femininas de Tomar

No dia 14 de Abril, as Sirigaitas fizeram-se à estada e rumaram até Tomar, a cidade templária, para participar no VI Sellium, o festival de tunas femininas de Tomar, organizado pela tuna anfitriã, as Cavaleiras de Sellium.

Partimos da nossa cidade ainda muito cedo, e chegámos ao nosso destino a meio da manhã, onde já estavam a nossa espera os nossos queridos guias João e Tiago. Tivemos só tempo para o check in na residencial e fomos logo encaminhadas para as instalações do Institulo Politécnico de Tomar (IPT), onde iríamos almoçar com as restantes tunas: TFMUC –Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, as Meninas e Senhoras da Beira - Tuna Feminina da Academia de Viseu, e a Tunice - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Podemos dizer que foi um almoço que começou por ser acanhado devido ao cansaço da viagem, mas bastou recarregarmos energias que logo o espaço do IPT se tornou num verdadeiro parque de jogos, onde a animação e a diversão foram uma constante, destacando o espírito de irreverência que tanto nos caracteriza. Salientamos o convívio entre as diversas tunas e o espírito de tuna que assim reinou durante todo o almoço.

Após todas as brincadeiras era altura de todas as tunas se dirigirem para o centro da cidade, onde se iria realizar o Passe-Calles. É verdade que o tempo podia ter sido mais simpático, mas nem o frio, a chuva e o vento nos pararam, e de brinde em brinde fomos encantando os Nabantinos (ou Tomarenses) com a nossa alegria e boa disposição.

Depois de sermos tão bem recebidas pela cidade, terminado o passa-calles, era hora de nos dirigirmos ao fantástico Cine Teatro Paraíso para o nosso check sound. Os nervos já começavam a aparecer, e quando soubemos que o festival iria ser transmitido, em directo, através da Internet, pela Rádio de Tomar e que tanta gente nos poderia apoiar em casa, entrámos em êxtase! Os nossos amigos e familiares iriam poder assistir à nossa actuação naquela sala espectacular, e de alguma forma iríamos poder estar mais próximos deles e sentir a sua boa energia! O jantar, apesar de volante foi muito animado, afinal outra coisa não seria de esperar pois as tunas participantes estavam reunidas em convívio.

Ansiosas, dirigimo-nos para o Cine-Teatro, o local onde tudo iria acontecer, íamos finalmente, fazer aquilo que mais gostamos, o que melhor sabemos, o que nos move. Espalhando sorrisos e magia, cheias de orgulho de estarmos a representar a FFUP e a elevar o nome das Sirigaitas, presenteámos o público, de casa e de Tomar com a nossa melhor actuação possível!

No fim, para a nossa Faculdade, conseguimos trazer os prémios de Melhor instrumental, Melhor pandeireta, Melhor Tuna e um prémio diferente mas com um significado tão importante, Tuna mais Público (atribuído por votação do público)!

No dia seguinte, e ainda a recuperar do cansaço do dia anterior (a noite acabou por terminar num dos bares da cidade, onde dançámos, rimos e comemorámos), fomos todas almoçar, em convívio pela última vez, com todas as tunas presentes neste VI Sellium. Com a barriguinha cheia e energias mais ou menos recuperadas, fizemo-nos novamente à estrada, rumo ao nosso Porto, a nossa cidade.

De Tomar trazemos a bagagem cheia de grandes recordações, de um festival emocionante que não vamos esquecer por todos os bons momentos que nele vivemos! Um agradecimento especial ao João e ao Tiago, que nos aturaram durante estes dois dias, sabemos que não é fácil, e vocês desempenharam o papel na perfeição. Muito obrigada aos melhores guias porque sem vocês este festival não teria sido tão brutal! Queriamos também agradecer às Cavaleiras de Sellium pelo convite e, claro, por nos terem recebido da melhor maneira e, desde já, os nossos parabéns pelo festival tão bem organizado. Um obrigado também à Residencial Luanda por nos ter recebido e tornado a estadia em Tomar tão acolhedora. E por fim, mas não menos importante, um enorme agradecimento ao nosso motorista, o Sêu Bruno, pela paciência e animação durante todo o fim de semana, foi fantástico e esperamos voltar a encontrar-nos mais vezes!

Vale a pena recordar festivais assim :)

Lia

Agenda 2013/2014
12 Out | II Reunião Científica Anual da SPFCF | Salão Nobre ICBAS/FFUP

Agenda 2012/2013
19 Setembro - Recepção ao Caloiro | Universidade Fernando Pessoa .
28 a 30 Setembro - V CRIS .
9 Outubro - Congresso IAREN | Alfândega do Porto . 6 Novembro - Dia do Caloiro | FFUP . 13 Novembro - RTP1 | Praça da Alegria . 22 Novembro - Sarau Cultural AEFFUP | Coliseu do Porto . 23 e 24 Novembro - 9º Insula - Festival de Tunas Femininas da Tuna Com Elas (Tuna Feminina da Universidade dos Açores) | Ilha de S.Miguel, Açores . 29 Novembro - Encontro de Tunas em Homenagem a Aníbal Cunha | Reitoria da Universidade do Porto .22 Fevereiro - XI Cantunices | Auditório Magnum ISEP . 1,2,3 Março | III Panaceia | TAGV Coimbra . 15 Mar | 11ªMostra UP | vilhão Rosa Mota, Porto . 16,17 Março | XII Acordes | Setúbal . 20 Abril - II Tunance | Ancede . 24 Abril - Comemoração Dia do Livro | Biblioteca ICBAS/FFUP

Agenda 2011/2012
30 Novembro - 2.º Encontro de Tunas da Desconcertuna (Tuna Mista da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) | Coimbra . 26 e 27 Novembro - 1.º Medicalis - Festival de Tunas Femininas da C'aTuna aos Saltos | Covilhã . 8 Novembro - Dia do caloiro FFUP | Porto . 18 Outubro - IX Siriphonias - Festival de Tunas Femininas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto | Porto . 28 Novembro - Actuação Caves Taylor's | Porto . 18 Dezembro - actuação no Lar de S.Miguel | Porto . Actuação na Inauguração das Novas Instalações FFUP/ICBAS | Porto . 16 Março - Comemorações do 83º Aniversário AEFFUP | Porto . 21 Março - XII Festival de Tunas Femininas da Afrodituna | Vila do Conde . 22 Março - Encontro de Tunas da UP em Comemoração do Centenário da Universidade do Porto | Porto . 14 e 15 Abril - VI Sellium - Festival de Tunas Femininas de Tomar (Tuna Cavaleiras de Sellium) | Tomar . 19 Abril - I Galenicvs - Festival de Tunas da Tuna de Farmácia do Porto (TFP) | Porto . 2 Junho - FESTUNAG - Festival de Tunas da Cidade de Águeda | Águeda . 6 Julho - MaiTUNAS - I Festival de Tunas da Maia | Maia

Agenda 2010/2011
4 de Março - Aniversário da AEFFUP | Bar da Faculdade de Farmácia da U.P. | Porto . 4 de Março - II Musicalidades | Auditório Escola Superior de Enfermagem do Porto . 12 e 13 de Março - I Rupestunas | V. Nova de Foz Côa . 21 de Março - Actuação na Festa do Instituto Juvenil Vicente Maria | Porto . 24 de Março - Actuação no congresso "Falar Saúde" | Aula Magna FMUP | Porto . 25, 26 e 27 de Março - X de Capa e Saia | Évora . 1 de Abril - 6.º Tun'elas | Auditório ISEP | Porto . 6 de Abril - Actuação no congresso "Dermatologia e Cosmetologia: uma abordagem multidisciplinar ao serviço da saúde" | Auditório AICCOPN | Porto . 7 de Abril - V ICTUNAS | Teatro Sá da Bandeira | Porto . 15 de Abril - I quando a noite chega | Auditório do IPJ | Coimbra . 16 de Abril - II Encontro de Sirigaitas | Quinta do Galo | Maia . 1 de Maio - Actuação na Imposição das Insígnias FFUP | Grande auditório do Seminário de Vilar | Porto